DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (2924 votos)







Partilhe este Site...

 

 


SOBERBA, ORGULHO, ARROGÂNCIA, VAIDADE E RUINA.
SOBERBA, ORGULHO, ARROGÂNCIA, VAIDADE E RUINA.

SOBERBA, ORGULHO,

ARROGÂNCIA, VAIDADE E RUINA

 

SOBERBA

 

Soberba é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim superbia.

As manifestações de soberba podem ser individuais ou grupais. Em termos grupais, podemos exemplificar o nacionalismo xenófobo como uma faceta da soberba. Também todos os tipos de racismo, corporativismo, elitismo, doutrina de povos escolhidos ou eleitos e outras concepções semelhantes, em que um grupo se firma na crença de que é superior, demonstram matizes da soberba.

A manipulação da soberba, do orgulho e da pretensão de superioridade de um grupo ou nação pode mobilizar conflitos armados, onde tais sentimentos de uma massa humana pouco crítica servem aos interesses políticos, econômicos, ideológicos ou religiosos de seus líderes. Exemplo recente encontra-se na doutrina de superioridade da raça ariana, que serviu de base ideológica para arrigimentar uma nação e desencadear uma Guerra Mundial. Além deste, podem ser citados o regime de apartheid que vigorou na África do Sul, a atitude dos colonizadores europeus nos séculos XIX e XX, a atitude recíproca da parcela radical de árabes e judeus, o sistema de castas da sociedade indiana, a Ku Klux Klan norte-americana, entre inúmeros outros. Também observa-se processo semelhante na grande maioria das guerras religiosas registradas na História, o que vem contabilizando um sem-número de mortes, mutilações, retaliações, revanchismos e hostilidades de vários gêneros.

Para a Igreja Católica, a soberba é um dos sete pecados capitais (CIC, n. 1866), sendo o mesmo pecado associado à orgulho excessivo, arrogância e vaidade.

Análise

A soberba não é privilégio dos ricos. Os pobres também podem experimentar a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. Não só através de bens materiais, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações.

Enquanto o invejoso guarda tal sentimento para si, se remoendo internamente (talvez até com medo das denotações negativas que tal sentimento pode compor), o soberbo tende a se mostrar, pois está enamorado com a própria existência. O soberbo se sente auto-realizado (dentro dos conceitos propostos na pirâmide de Maslow), querendo mostrar-se para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer.

O soberbo quer superar sempre os outros, mas quando é superado, logo se deixa dominar pela inveja. Para o soberbo, ele deve sempre estar no topo, sendo o parâmetro mais alto para as pessoas, despertando interesse e curiosidade de todos. Quando é superado, logo o soberbo se sente ameaçado, atingido, sendo tomado pela inveja, querendo depreciar os outros e vangloriar-se, sem que para isso se estruture para se superar ou até fazer uma avaliação da vida, dando-se em determinado momento por satisfeito.

A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da humildade. É agindo com simplicidade que se consegue combater a soberba nas suas mais diversas formas, evitando a ostentação, contendo as vaidades e olhando o mundo não apenas a partir de si, mas principalmente ao redor de si. O soberbo vê o mundo começando a partir de si, enquanto o correto seria que ele olhasse ao redor, comparasse, analisasse e traçasse seu caminho individualmente, com virtude e solidariedade.

Mas algumas vezes também pode-se perceber que o excesso de humildade é sinal de uma soberba focada na inferioridade. Ou seja, o soberbo não aceita ser como a média, não aceita ser como os demais. Ele precisa se destacar dos outros sendo o "mais" "maior". Se não consegue ser o mais inteligente ele então desejará e será o mais ignorante, falando sobre isso o tempo todo para que, seu interlocutor ao ouvir a depreciação passe a elogiar o soberbo mesmo que seja por educação. Mas isso bastará ao soberbo que quer ser destacado dos outros que são medianos.

ORGULHO

Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.

Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um ato de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor. O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.

Outras pessoas classificam o orgulho como exagerado quando se torna um tipo de satisfação incondicional ou quando os próprios valores são superestimados, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros. Isso se aplica tanto a si próprio quanto ao próximo, embora socialmente uma pessoa que tenha orgulho pelos outros é geralmente vista no sentido da realização e é associada como uma atitude altruísta, enquanto o orgulho por si mesmo costuma ser associado ao sentimento de capacidade e egoísmo.

Religião

Para o Cristianismo, o orgulho, conhecido como Soberba, é um dos Sete pecados capitais.

Para o pensador A. Lisounenko, o orgulho próprio é um factor determinante na caminhada para o sucesso no âmbito familiar e profissional. Não é errado você se admirar e demonstrar publicamente este sentimento. O orgulho para muitos é um sentimento de fraqueza, de necessidade de auto afirmação, o que para Lisounenko está errado. Lisounenko diz que o orgulho é a confirmação natural dos nossos sentimentos, das nossas conquistas e alegrias, ou seja, um sentimento positivo e bom, para consigo e com o próximo.

ARROGÂNCIA

A poetisa Ono no Komachi medita sobre a arrogância e a frieza que teve para com os seus namorados quando fora jovem e bela. (Ukiyo-e "Cem aspectos da Lua", número 7 de Tsukioka Yoshitoshi - 1886)

Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.

Religião

Segundo a concepção católica, a soberba, que inclui arrogância e vaidade, é um dos sete pecados capitais que pode ser superado pela virtude da humildade, alcançável através de orações dirigidas a Deus e pelo esforço consciente do pecador.

Sentido positivo

A arrogância pode igualmente ser sinónimo de coragem, de assumir as suas próprias opiniões, identidade ou personalidade. Provém do latim arrogare, logo o verbo arrogar aplica-se, sendo o sentido negativo, muito mais em voga no discurso informal, provavelmente iniciado pela inveja. A arrogância, ou o arrogar, não é, com efeito, pecado mortal ou até mesmo pecado de todo no sentido religioso. Será necessário recorrer a pseudo sinónimos sem base de étimo ou linguística para assim se justificar a corruptela de uma palavra que pode, ser positiva.

VAIDADE

A vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada.

A vaidade é mais utilizada também hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso.

Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja aos outros. Um ser humano invejoso, por sua vez, identifica com bastante facilidade um ser humano vaidoso, pois os dois vicios se complementam, e um e` objeto do outro.

O que pelas lentes de alguns é asseio, glamour, fantasia, amor ao belo ou elevação da auto-estima, pelas lentes de outros pode ser (ou parecer) vaidade.

Nos Ensaios de Montaigne há um capítulo sobre vaidade. Um escritor brasileiro, Flávio Gikovate, tem se dedicado a analisar a influência da vaidade na vida das pessoas e seus impactos na sociedade.

Uma das abordagens da vaidade na literatura é feita por Oscar Wilde no livro O Retrato de Dorian Gray, onde o principal tema é a vaidade do personagem Dorian, onde o jovem e` ao mesmo tempo velho, e o velho e` ao mesmo tempo jovem.

Mathias Ayres é um filósofo brasileiro que escreveu muito a respeito do tema em seu livro Reflexão Sobre a Vaidade dos Homens.

A SOBERBA PODE LEVAR À RUINA

"O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço"

Você sabe o que é soberba? É um sentimento negativo, marcado pela intenção de demonstrar superioridade sobre o próximo. A soberba anda lado a lado com a arrogância, falta de respeito e cobiça.

Para refletir

Um garoto recém-matriculado na faculdade começou a frequentar as aulas e logo no primeiro dia chegou atrasado. Ao entrar na sala, percebeu que estava cheia e que havia apenas um lugar disponível. Logo pensou: “Poxa, bem ao lado daquele mal vestido.” Mas não teve jeito, foi lá mesmo que ele se acomodou.

O seu colega de classe, muito educado, quis logo fazer amizade e puxar papo, para descontrair, mas ele, arredio, disse poucas palavras, pois só pensava na vestimenta do garoto e não aceitava ter um amigo que não estivesse em um nível social menor que o dele, afinal, não precisava nem trabalhar, iria para a faculdade de carro todos os dias e tinha uma conta bancária recheada.

Os tempo foi passando, e o garoto se cansando de só ser menosprezado por aquele com quem queria fazer amizade, mas, assim mesmo, não desistiu e era o mais amigável possível. Até que num dia chuvoso, indo para a faculdade a pé, pois precisava economizar o dinheiro da passagem, foi surpreendido por um carro que, propositalmente, passou em uma poça, jogando água na calça do rapaz. Mesmo triste ele seguiu adiante, e metros depois viu o mesmo carro parado por conta de um pneu furado. Encostou as mãos no ombro do motorista, que estava de costas, e se dispôs a ajudar. Apenas quando o rapaz virou-se viu que era o seu colega de classe, que disse: “Não, obrigado! Eu tenho seguro e vou chamar o socorro para fazer o serviço.”

A noite caiu e o rapaz não foi para a faculdade. Será que o seguro o ajudou tão prontamente?

A Palavra de Deus é bem clara: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18

Ninguém vai longe se não com humildade. “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Provérbios 29:23). Enfim, quem é soberbo não será provido de sabedoria, pois nunca aceitará a opinião sincera do seu próximo, por achar que sempre é o rei da razão, que suas opiniões se destacam diante dos outros. Mas isso é mero engano, e só fará com que seja uma pessoa desonrada, a cada dia mais.

Livre-se desse mal

“O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” Provérbios 8:13

Creia na Palavra de Deus. Peça para que o Senhor abençoe seus planos, não deixe que as companhias perversas e os conselhos maldosos lhe desvirtuem. Jamais despreze o seu próximo, queira o melhor para todos e a conquista virá e você será recompensado. “Está na boca do insensato a vara para a sua própria soberba, mas os lábios do prudente o preservarão.” Provérbios 14.3

Frases sobre Ruína

"De todas as ruínas, a de uma mente nobre é a mais deplorável." (Arthur Conan Doyle)

"Suponho que a única razão da estrada para a ruína ser larga é acomodar um grande número de viajantes nessa direção." (Josh Billings)

"No meio da ruína total, só a virtude parece capaz de se sustentar." (Cícero)

"Há duas espécies de ruínas: uma é o trabalho do tempo, outra o dos homens." (François-René de Chateaubriand)

"Quando um homem está arruinado, até o riso é considerado uma falta." (Publílio Siro)

"Caminhar para a ruína é um trabalho silencioso." (George Herbert)

"O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio." (Mahatma Gandhi)

"Que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, mas arruinar a sua vida?" (Textos Bíblicos)

"A credulidade e a liberalidade, se não houver limite, se transformam em ruína." (Tácito)

"A ruína do patrimônio destruiu a dignidade e a reputação." (Tácito)

"A vida é curta, mas é longa o suficiente para arruinar qualquer homem que queira ser arruinado." (Josh Billings)

"É necessário passar sobre as ruínas como quem vai pisando em um campo de flores." (Antero de Quental)

"Uma cabeça má arruína o corpo inteiro." (Marquês de Maricá)

"Todos os que se arruínam o fazem pelo lado das suas propensões naturais." (Edmund Burke)

"Doença, ruína, incêndio, nada disso é imprevisto." (Sêneca)

 

 

O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Livro de Números, Capítulo 6, Versículos 22 ao 27: 


FLORES PARA TUA VIDA

 

http://youtu.be/_KONToq43vU

http://youtu.be/OYFcDhs96eo

http://youtu.be/8FO9kBPXxzU

http://youtu.be/-AIsA33LMh4

http://youtu.be/O5uB9J14h4k


PREVISÃO DO TEMPO, CLIK NOS LINKS ABAIXO:

http://www.climatempo.com.br/videos/sudeste


 

CONFECÇÃO DE SITES

antlou65@yahoo.com.br

Fone (11) 4828 3076

 

LEIA A BÍBLIA E ELA SE TORNARÁ

 O TEU AMULETO  E TALISMà