DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (3364 votos)







Partilhe este Site...

 

 


EPÍSTOLA DE JUDAS TADEU, SEU LIVRO E ESTUDOS
EPÍSTOLA DE JUDAS TADEU, SEU LIVRO E ESTUDOS

APÓSTOLO JUDAS TADEU

 

São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas TadeusJudas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele é também conhecido como São Tadeu (em grego: Θαδδαῖος, transl. Thaddæus ou Thaddaeus em diferentes versões da Bíblia), e como São Matfiy (Фаддей, он же Иуда Иаковлев или Леввей, em russo) na tradição ortodoxa russa (junto com São Judas). Ele é às vezes identificado como sendo Judas, "irmão de Jesus, mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus.

Igreja Apostólica Armênia honra Tadeu juntamente com São Bartolomeu como santo padroeiro e responsável por ter levado oCristianismo à Arménia. É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana.

O atributo de São Judas é a maça. Ele também é geralmente mostrado nos ícones com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo juntamente com os outros Doze apóstolos. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro (supostamente a Epístola de Judas) ou uma régua de carpinteiro.

 

Identidade

Possível identificação com Judas, irmão de Jesus

Judas é claramente distinto de Judas Iscariotes, outro discípulo que seria o traidor deJesus. Judas é uma tradução do nome Ιούδας do original grego do Novo Testamento, o que por sua vez é uma variante de Judá, um nome muito comum entre os judeus da época.

"Judas, irmão de Tiago" ou "Judas de Tiago" (na Vulgata"Iudam Iacobi et Iudam Scarioth qui fuit proditor")1 é mencionado apenas duas vezes no Novo Testamento: nas listas apostólicas de Lucas, no Evangelho e nos Atos dos Apóstolos2 . O Evangelho de João também menciona uma vez - em João 14:22 um discípulo chamado "Judas (não o Iscariotes)", o que geralmente é aceito como sendo Judas Tadeu3 , embora alguns estudiosos vejam esta identificação como sendo incerta4 . A frase "Judas de Tiago" pode igualmente ser entendida como uma relação entre irmãos ou de pai e filho e, por isso, as opiniões se dividem sobre Judas, o apóstolo, ser a mesma pessoa que Judas, irmão de Jesus, que é mencionado em Marcos 6:3 e Mateus 13:55-57 (juntamente com outros irmãos, inclusive Tiago, o Justo), considerado pela tradição como sendo o autor da Epístola de Judas5 . Alguns católicos acreditam que os dois Judas são a mesma pessoa, enquanto que os protestantes não[b].

 

Possível identificação com Tadeu

Nas listas apostólicas de Mateus e Marcos , não se fala em Judas, mas em Tadeu (ou, em alguns manuscritos de Mateus 10:3, "Lebeus, de sobrenome Tadeu"). Isto levou muitos cristãos desde os primeiros anos a harmonizar as listas propondo um "Judas Tadeu", conhecido por ambos os nomes. Esta proposta se torna ainda mais plausível pelo fato de que "Thaddeus" parece ter sido um apelido (veja Tadeu). Uma complicação adicional está no fato de que o nome "Judas" foi manchado por Judas Iscariotes. Já se argumentou que por isso não é surpreendente que Marcos e Mateus se refiram a ele por um outro nome.

Alguns estudiosos bíblicos rejeitam esta teoria, porém, defendendo que Judas e Tadeu não são a mesma pessoa. Outros então propuseram teorias alternativas para explicar a discrepância: uma substituição de um pelo outro ainda durante o ministério de Jesus por conta de uma suposta apostasia ou morte; a possibilidade que "doze" seria um número simbólico ou uma estimativa10 ou simplesmente que os nomes não foram preservados de forma exata pela igreja antiga11 .

Tadeu, o apóstolo, é ainda geralmente entendido como sendo distinto de Tadeu de Edessa, um dos Setenta Discípulos.

 

Tradição e lenda

A tradição conta que São Judas pregou o Evangelho na JudeiaSamariaIdumeiaSíriaMesopotâmia e Líbia antiga. Acredita-se também que ele visitou Beirute e Edessa, embora o emissário desta última missão seja também identificado por outras fontes como sendo Tadeu de Edessa, um dos Setenta. Sua morte teria ocorrido junto com a de Simão, o zelote na Pérsia, onde teriam sido martirizados.

A lenda reporta ainda que São Judas teria nascido de uma família judaica em Paneas, uma cidade na Galileia que, quando foi posteriormente reconstruída pelo Império Romano, foi renomeada para Cesareia de Filipe. É quase certo que ele falava tanto o grego quanto o aramaico, assim como os seus contemporâneos naquela região, e que era um fazendeiro de profissão. Ainda de acordo com a lenda, São Judas era filho de Cleofas e sua esposa, Maria, uma irmã da Virgem Maria. Esta mesma tradição afirma que seu pai fora assassinado por sua devoção aberta e irrestrita ao Cristo ressucitado.

Embora São Gregório, o Iluminador seja creditado como sendo o "Apóstolo dos Armênios", quando ele batizou o rei Tirídates III em 301 D.C., convertendo os armênios, os apóstolos Judas e Bartolomeu são tradicionalmente acreditados como tendo pela primeira vez levado o cristianismo para a Armênia e são, por isso, venerados como santos padroeiros pela Igreja Apostólica Armênia. Ligada a esta tradição estão os mosteiros de São Tadeu (hoje no norte do Irã) e o São Bartolomeu (hoje no sudeste da Turquia), ambos tendo sido construídos no que então era parte da Armênia (província romana).

Suas relíquias se encontram supostamente na Basílica de São Pedro, em Roma, para onde teriam sido trasladadas e são veneradas até hoje

 

 EPISTOLA DE JUDAS TADEU

 

Epístola de Judas é o nome dado à epístola do discípulo Judas (Judas, irmão de Tiago e Jesus Cristo) e não do apóstolo Judas, o penúltimo livro do Novo Testamento da Bíblia, escrita provavelmente no ano 65 da era comum. Outras suposições, porém, induzem que a obra teria sido escrita por volta dos anos 66 e 67, logo após à morte de Pedro, em razão das fortes semelhanças com a segunda carta deste outro apóstolo. No entanto, uma terceira possibilidade seria que Judas e Pedro tivessem se utilizado de uma fonte comum, talvez de um panfleto muito utilizado na época para alertar à Igreja contra os falsos mestres.

Quanto ao local onde a epístola teria sido escrita não existe até hoje uma correta identificação, ainda que existam suposições de que Judas teria enviado sua carta da Palestina ou do Egito.

Os destinatários da epístola poderiam ser judeus convertidos ao cristianismo espalhados pela Ásia Menor, embora a epístola não dê informações cabais para que público específico Judas teria se dirigido. O seu conteúdo apenas indica que os destinatários seriam pessoas conhecedoras do Antigo Testamento e das tradições judaicas, não havendo referências expressas aos gentios.

 

Conteúdo

O propósito principal dessa epístola é a advertência contra os mestres imorais e as heresias da época, que colocavam em risco a dos cristãos. Há quem diga que Judas estaria escrevendo contra os mestres ateus que afirmavam que aos cristãos seria permitido fazer tudo o quanto desejassem, sem temer o castigo divino. Assim, sua carta enfoca a apostasia, que seria a troca dos ensinamentos cristãos pelas falsas doutrinas.

A epístola é bem pequena e tem apenas 25 versículos em um único capítulo. Inicia-se com uma curta introdução de dois versos, fala sobre o perigo da atuação de homens perversos que estavam tentando alterar o propósito da fé cristã, dá exemplos históricos sobre os falsos mestres descrevendo o caráter destes, destaca o viver em santidade como o objetivo dos convertidos e conclui com sua benção apostólica.

Curiosamente, encontra-se nos seus versos 14 e 15 uma breve citação do livro apócrifo de 1 Enoque 60:8, 1:9, sobre uma profecia do julgamento dos homens maus.

  • "Enoque, o sétimo depois de Adão" é uma citação de 1En.60:8
  • "Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.." é uma citação de 1En.1:9 (de Deut.33:2)

Outra interpretação é de que o Senhor Jesus Cristo contou aos seus servos sobre as profecias de Enoque, e Judas escreveu sua epístola baseada nas palavras do próprio Jesus a respeito do profeta Enoque. E, o mais provável é que o Livro de Enoque tenha sido escrito após a Epístola de Judas, baseando-se nos relatos da carta.

Um ponto da epístola que desperta a atenção é o seu verso 9 que fala sobre uma disputa entre o Arcanjo Miguel e o diabo pelo corpo de Moisés, incidente este que não está registrado em nenhuma outra parte das Escrituras, cuja narrativa é atribuída por alguns à citação de uma parte perdida de um livro antigo chamado de Assunção de Moisés, uma vez que o capítulo 34 de Deuteronômio nada diz a respeito do fato comentado pelo apóstolo. Outros consideram que Judas fala sobre a disputa entre o Arcanjo e o diabo pelo corpo do sumo sacerdote Josué (Zacarias 3:1-7), que foi talvez uma alegoria sobre a corrupção do sacerdócio, nos dias de Neemias:

  • Judas 23 E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
  • Zacarias 3:2 não é este um tição tirado do fogo? 3 Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo.

 

LIVRO DE JUDAS TADEU


Judas, apóstolo que é celebrado hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo.

 

Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.

 

Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.

 

Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante.

No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra.

 

Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.

 

A tradição conta que São Judas Tadeu percorreu as doze províncias do Império Persa, nas quais pregou a Boa Nova do Evangelho e converteu muitos pagãos.

Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam.

Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.

 

Seus restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar São Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados".

Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Conta à tradição que não se encontra um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido.

 

A festa de São Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.

 

Simão também chamado zelota e Cananeu é, talvez, o mais desconhecido dos apóstolos. Aliás, mesmo na Bíblia, recebeu apelidos para ser diferenciado de Simão Pedro. Ele é chamado de Simão, "o cananeu", pelos apóstolos Mateus e Marcos. Alguns estudiosos cristãos entendem que este "cananeu" pode ser uma referência a Canaã, a terra de Israel.

 

Mas quando Lucas, no seu Evangelho, o chama de "o zelote", parece querer indicar que Simão pertencera ao partido judeu radical que tinha o mesmo nome. Os radicais zelotes pregavam a luta armada contra os dominadores.

Sabe-se que Simão, como todos os outros apóstolos dos primeiros tempos do cristianismo, depois do Pentecostes percorreu caminhos pregando o Evangelho sem nada levar consigo. Operou muitos milagres, curou enfermos, leprosos e expulsou espíritos maus.

 

Outros relatos falam da pregação de Simão também no Egito, Líbia e Mauritânia. Segundo Eusébio, idôneo e célebre historiador, Simão teria sido o sucessor de Tiago na cátedra de Jerusalém, nos anos da trágica destruição da cidade santa.

 

Uma antiga tradição diz que Simão encontrou-se com o apostolo Judas Tadeu na Pérsia e, desde então, viajaram juntos. Percorreram as doze províncias do Império Persa, deixando o conhecimento histórico e religioso como foi encontrado num antigo livro da época chamado "Atos de Simão e Judas", de autor desconhecido. Nele consta que, no dia 28 de outubro do ano 70houve o assassinato do apóstolo, preocupados com a eloquência das pregações que convertiam multidões inteiras. Era apresentado com Nosso Senhor e foi crucificado pelos judeus.

 

OBRAS DE JUDAS TADEU

 

A Sagrada Escritura quase não menciona o nome de Judas Tadeu, mas nos deixa compreender a sua trajetória como Apóstolo do SENHOR. Teólogos afirmam que ele participava da festa de casamento onde JESUS, a pedido de sua MÃE, fez o primeiro milagre, em Cana da Galiléia, transformando água em vinho (Jo 2,1-12). Impressionado com o acontecimento aproximou-se de JESUS, que o “chamou para segui-lo”. São Mateus registrou a escolha de São Judas (Mt 10,4) e o Apóstolo é também citado explicitamente por São João na Última Ceia, quando ele perguntou a JESUS: "SENHOR, porque te manifestarás a nós e não ao mundo?”(Jo 14,22).

Este procedimento revela a dimensão de seu interior: amava tanto o Mestre Divino, estava tão impressionado com os ensinamentos, o exemplo e os milagres que JESUS fazia, que almejava enaltece-lo, fazendo com que fosse revelado ao mundo, para que pudesse ser mais conhecido e amado por todos.

A resposta do SENHOR foi clara e repleta de verdade: “Se alguém me ama, guardará minha palavra (Não é o caso do mundo, que não acolhe a palavra de DEUS) e meu PAI o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada”.(Jo 14,23)

O que JESUS disse ao Apóstolo tem um significado muito profundo: quem quer conhecer e amar o SENHOR deve procurar o seu ensinamento, a fim de poder estabelecer uma crescente amizade com ELE, que na continuidade desabrochará num maravilhoso amor, de tal modo, que conduzirá o fiel a seguir o caminho Divino porque sentirá em seu coração a presença real do DEUS Vivo e Verdadeiro, que envolve e protege a sua vida.

JESUS, seguindo a Vontade do PAI ETERNO, se fez conhecer à humanidade na intensidade certa e nos momentos exatos. Com a liberdade que possuímos, cabe às pessoas sentir o momento de procura-lo, para demonstrar-lhe amizade e amor.

Depois que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, iniciaram a construção da Igreja de DEUS começando pela evangelização dos povos. São Judas iniciou sua pregação na Galiléia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas. Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém, realizado no Ano 50. A seguir, foi evangelizar a Síria, Armênia e Mesopotâmia (atual Pérsia), onde ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão, o “Zelote”, que evangelizava o Egito. O nome "Zelote" pode significar que antes dele ser chamado por JESUS, era membro de uma facção patriota de judeus que se revoltaram contra a ocupação romana em Israel, muito embora a palavra zelote pode também se referir ao fervor e zelo com que ele procurava cumprir a lei judaica. Estudiosos modernos afirmam que Simão era um Galileu e que a alcunha de “Zelote”, sem dúvida, era pelo fato dele ser muito zeloso no cumprimento da lei.

A pregação e o testemunho de São Judas Tadeu, foi realizado de modo enérgico e vigoroso, que atraiu e cativou os pagãos e povos de outras religiões que se converteram ao cristianismo. Ele mostrou que sua adesão a CRISTO era completa e incondicional, testemunhando sua fé com doação da própria vida.

José de Simão Assemani, da Biblioteca Oriental de Lisboa, afirma que os Sírios e Caldeus reconhecem que São Judas Tadeu foi um dos principais evangelizadores do Oriente, tendo sido através dele que receberam a fé cristã. E também, lhe atribuem a inspiração para a criação da sede arquiepiscopal na Seleucia.

Por outro lado, São Jerônimo nos assegura que o Apóstolo pregou e evangelizou Edessa, bem como em toda Mesopotâmia (Pérsia).

Para confirmar, no Calendário Marmóreo de Nápoles que era utilizado no século IX, está fixada a festa do Santo em 26 de Maio, e no Livro de Freculfo Lexoviense, encontramos o seguinte texto no capitulo XIX do segundo volume:

“Judas, irmão de Tiago, pregou o Evangelho na Mesopotâmia e no interior do Ponto. Abrandou com sua doutrina santa, gente selvagem e indômita com naturezas quase animalescas, e subjugou-as à fé cristã. Foi sepultado em Nerito, cidade da Armênia. Deixou-nos uma breve Epistola, que se conta entre as sete Epistolas Católicas”.

Também a comunidade grega conserva a mesma tradição acerca da missão do Apóstolo na Mesopotâmia. Num opúsculo escrito por Hipólito Portuense, com o titulo: O APÓSTOLO JUDAS TADEU NA MESOPOTÂMIA" ele afirma na página sete:

“Judas, também apelidado de Lebeu (por ser cordato, bondoso, corajoso), depois de haver pregado ao povo de Edessa e de toda Mesopotâmia, faleceu em Berito (ou Nerito) e ali mesmo foi sepultado”.

No Menológio do Imperador Basílio da Grécia, no dia 19 de Junho encontra-se o texto abaixo:

“Judas, o Apóstolo de CRISTO, a quem o Evangelista Lucas, nos Atos dos Apóstolos, chama por este nome, mas que é chamado Tadeu pelos Evangelistas Mateus e Marcos, foi parente de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO segundo a carne, porque José esposo de Maria, era irmão do pai dele. Escreveu uma Epistola cheia de luz e repleta da doutrina do ESPÍRITO SANTO. Fortalecido pelo próprio CRISTO e cheio do ESPÍRITO SANTO, dissipou o erro e iluminou a todos os fieis, com a doutrina verdadeira. Chegando a Mesopotâmia converteu muita gente do povo ao SENHOR pela promulgação do Evangelho. Depois seguiu para a cidade de Edessa, onde curou Abgar, príncipe de Edessa e rei de Osrema, de uma terrível doença. Por último, dirigiu-se à cidade de Arate, onde foi martirizado. E assim terminou a vida”.

Da mesma forma, os orientais afirmam com unanimidade que São Judas Tadeu pregou o Evangelho na Mesopotâmia e no Extremo Oriente. E assim, em toda a parte por onde passou evangelizando, atraiu multidões de pessoas e fez admiráveis milagres, pela vontade do SENHOR. Eram cegos, coxos, gente com todo tipo de deformação física ou de doença, que buscavam ansiosamente um lenitivo para sua dor ou a cura definitiva de seus males. O CRIADOR bondade infinita, paternalmente acolhia aquelas dolorosas súplicas e através de seu humilde e fiel servo São Judas Tadeu, realizava extraordinárias manifestações sobrenaturais em benefício daquela gente.

 

 

 

 

 

O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Livro de Números, Capítulo 6, Versículos 22 ao 27: 


FLORES PARA TUA VIDA

 

http://youtu.be/_KONToq43vU

http://youtu.be/OYFcDhs96eo

http://youtu.be/8FO9kBPXxzU

http://youtu.be/-AIsA33LMh4

http://youtu.be/O5uB9J14h4k


PREVISÃO DO TEMPO, CLIK NOS LINKS ABAIXO:

http://www.climatempo.com.br/videos/sudeste


 

 

LEIA A BÍBLIA E ELA SE TORNARÁ

 O TEU AMULETO  E TALISMà

 

 


border = "0" align = "absmiddle" alt = "ExactSeek: Relevante Web Search">